Carta do Presidente

Carta do Presidente

Doutor Yun Ki Lee

Mensagem do Novo Presidente da OKTA São Paulo
Uma Agenda Positiva para OKTA SP – Doutor Yun Ki Lee

Estimadas amigas e amigos:

Gostaria de, logo na abertura, dirigir minhas palavras iniciais para expressar o que sinto ao assumir a presidência da OKTA SP. É uma explosão de sentimentos! É um mix de dever, honraria e responsabilidade, mas, acima de tudo, de uma incomensurável alegria. Como coreano-brasileiro e brasileiro-coreano, poder atuar para incrementar ainda mais a interligação Korea-Brasil e Brasil-Korea é o realizar de um sonho para quem, nascido em 1969 em Seul e então com seus 6 anos, chegou aqui nos idos de 1976 e cá permanece, desde então, atuando profissionalmente como advogado há mais de 27 anos. Seja no exercício da advocacia, de professor de Direito, de membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP ou de um imigrante coreano, ver sua pátria-mãe de nascimento (Korea) e sua pátria-mãe de acolhimento (Brasil) integrando-se cada vez mais em simbiótica relação econômica, cultural e social. É o sonho que eu vivo, como um 교포 (gyopo) brasileiro, e, agora ainda mais, como presidente da OKTA SP.

O sentido de refletir sobre a transição para uma nova gestão da OKTA SP é fazer um balanço do importante trabalho realizado pelas gestões anteriores e compartilhar nossas preocupações e objetivos para a criação de uma agenda positiva, voltada a propiciar suporte aos negócios sul-coreanos a se alocarem no mercado brasileiro, e vice-versa, com vistas a elevar a diversificação e competitividade de produtos e serviços e, paralelamente, de abrir oportunidades de trabalho.

A Korea é um dos principais países asiáticos parceiros comerciais do Brasil. O comércio bilateral entre os dois países atingiu a cifra de US$ 8,8 bilhões em 2018, e conta ainda com alto potencial de crescimento nos segmentos de semicondutores, tecnologias da informação, beleza e saúde, farmacêutico, energia, automobilístico, cultura e entretenimento, além de muitos outros. Nos oito primeiros meses de 2019, a Korea exportou para o Brasil um montante de US$ 3,25 bilhões em produtos industrializados.

O cenário é desafiador, mas igualmente favorável, com a perspectiva de ser assinado neste ano o FTA MERCOSUL e Korea, o que melhora ainda mais com a recente carta de apoio dos USA à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Está criado e instalado um ambiente de grande otimismo, que trará benefícios para a economia brasileira e abrirá muitas oportunidades de negócios apoiados pela OKTA.

Não há bem-estar sem recursos materiais a nos sustentar. Os negócios propiciam justamente essa parte, de oportunizar a busca do conforto material pelo trabalho, o que nos conduz também à realização pessoal, cujo conjunto permite atingir o bem-estar de cada um, e de todos.

A OKTA SP se dedicará com afinco a isso, de ser meio catalisador de negócios entre Korea e Brasil e Brasil e Korea, seja de que tamanho for; de geração de oportunidades de trabalho para 교포, brasileiros e coreanos; da busca de realização pessoal; e do atingimento do bem-estar. Com as transformações da indústria 4.0 (AI, IoT, Cloud Computing, Big Data Analytics, etc.), são grandes os desafios para todos tipos de negócios. Entender e navegar nesta revolução demanda interação maior de todas gerações. É preciso abrir mentes e fronteiras.

Encerro agradecendo, e muito, na pessoa do eterno presidente da OKTA SP e atual Conselheiro Sr. Pedro Tae Suk Lee, todos membros e colaboradores da OKTA, e dou calorosas boas-vindas aos membros da nossa nova diretoria: vice-presidentes Alexandre Chang Woo Ahn e Yim Kyu Lee; diretores Shalom Lim, Semi Kim e Nina Choi; e secretário-geral Allan Sung Min Yoon.

#4greateroktasp
#4higherokta

Yun Ki Lee
Presidente da OKTA SP